Um jovem de 19 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira em Santa Maria por estelionato. A prisão aconteceu por volta das 16h enquanto ele aplicava o golpe em uma vítima de 61 anos. Ele estava chegando na casa do idoso, usando um carro de motorista de aplicativo, para buscar o cartão bancário. Com ele, foram encontras máquinas de cartão de crédito e compras que tinham sido feitas com o dinheiro das vítimas.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
VÍDEO: em uma semana, três idosos são vítimas de golpe do cartão bancário em Santa Maria
A Polícia Civil já estava investigando o homem, suspeito de aplicar outros três golpes que foram registrados na delegacia nos últimos dias. Ele é natural de São Paulo e tinha um mandado de prisão por roubo. Conforme a delegada Débora Dias, responsável pela investigação, os golpes começaram a se intensificar na cidade há cerca de 15 dias. Mais de 10 ocorrências já foram registradas e o prejuízo dos idosos envolvidos passa de R$ 50 mil.
Polícia identifica quadrilha paulista que aplicava golpes em correntistas de Santa Maria
COMO O GOLPE É APLICADO
O golpe é o mesmo que já está sendo investigado pela Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (Dpicoi). Os estelionatários ligam para a casa dos idosos, fazem algumas perguntas e vão até a casa da vítima buscar o cartão bancário.
Em alguns casos, eles dizem que o funcionário do banco irá até a residência, em outros afirmam que um policial civil ou representante fará a coleta do cartão. A partir daí, com a senha do cartão, eles fazem saques e compras.
A prisão desta quinta aconteceu em ação conjunta da Dpicoi com o apoio da 3ª Delegacia de Polícia de Santa Maria.
COMO EVITAR O GOLPE
A recomendação é que as pessoas que receberem a ligação desliguem o telefone imediatamente. Para ficar seguro, nunca passe sua senha do banco por telefone. Depois, é importante comunicar a agência bancária ou a Polícia Civil.